asss
RECEITAS TRADICIONAIS DOS PAÍSES GERMANÓFONOS

Sonntag, 19. November 2006

Apfelstrudel

(strudel* de maçã)

Para a massa:
250 g de farinha sem fermento
1 ovo inteiro
1 c. de sopa de manteiga
1-1,5 dl de água morna
1 pitada de sal

Para o recheio:
3 maçãs
50 g de nozes picadas
30 g de passas
2 c. de sopa de pão ralado
3 c. de sopa de açúcar
1 c. de sobremesa de canela
75 g de manteiga

1. Peneire a farinha, faça uma cova no meio e deite aí o ovo inteiro e a colher de sopa de manteiga. Adicione, pouco a pouco, e conforme a capacidade de absorção da farinha, a água morna temperada com um pouco de sal. Trabalhe a massa até esta se soltar da mesa de trabalho. Molde-a em bola e cubra-a com uma tigela previamente aquecida. Deixe assim durante 1 hora.

2. Espalhe farinha sobre a bancada e estenda a massa em círculo, primeiro com o rolo e depois com as mãos, sem a romper. Coloque a massa sobre uma toalha ligeiramente polvilhada com farinha e estenda-a, esticando-a com as costa das mãos até estar tão fina como papel. (Segundo a tradição, a massa está suficientemente fina quando se consegue ler um jornal através dela.) Pincele com manteiga e apare a massa grossa que se encontra na parte de fora.

3. Aqueça os 75 g de manteiga numa frigideira, adicione o pão ralado e deixe fritar até ganhar cor. Junte as nozes, as passas, o açúcar e a canela. Por último, adicione as maçãs descascadas e cortadas aos pedacinhos, e desligue o lume.

4. Espalhe esta mistura sobre a massa, deixando um bom espaço livre dos lados para evitar que o recheio saia. Enrole o strudel com a ajuda da toalha (como se faz com as tortas). Pode usar o restinho da manteiga derretida que ficou no recipiente para colar a massa. Dobre as partes laterais do rolo para baixo para evitar que o recheio se solte.

5. Leve a cozer em forno bem quente (200º C), pincelando a superfície, de vez em quando, com manteiga derretida, até ficar douradinha.

6. Sirva o strudel cortado em fatias largas, polvilhado com açúcar em pó e acompanhado de natas batidas ou chantilly.

* Strudel é um tipo de pão/bolo originário da Europa Central. A sua massa é muito elástica e é feito de farinha com um elevado teor em glúten, um pouco de gordura e sem qualquer adição de açúcar. O recheio pode variar muito, aqui temos o de maçã. Muitas vezes, o Apfelstrudel que encontramos no mercado é apenas massa folhada com o recheio de maçã. O que faz a diferença é exactamente o tipo de massa! Os franceses têm o croissant, os portugueses o pão-de-leite, os escandinavos o caracol, e os austríacos/alemães o strudel.

4 Kommentare:

Madalena hat gesagt…

Isto é demais!!! Eu não posso continuar a vir aqui espreitar,Q FOME DESTES BOLOS!!!!! Cada um melhor q o outro....
Olha Vee,eu não sei os nomes dos cozinhados q aqueles alemães meus amigos faziam,mas o q eu comi foi sempre tudo á base de salgados,faziam muito tipo tartes...
bjs :)

Vee hat gesagt…

Sim, tartes salgadas é com os alemães! :D Ai que saudades dos meus tempos de escola... *sigh*

Fliscorno hat gesagt…

hmmmm Apfelstrudel mit Vanillesauce

Não tem por acaso a receita dos Bretzen? Os que experimentei fazer não deixaram de se parecer com pão moldado duma forma invulgar LOL

Pedaço de mim hat gesagt…

A última vez que comi uma APFELSTRUDEL decente foi há mais de 15 anos quando estava ainda em São Paulo e uma amiga alemã fez prá mim. Ainda sinto o sabor...
Obrigada pela receita genuína.